31 maio 2006

No Tejo

Graças ao "Meia Praia", mesmo sem "sonar", apanhámos um submarino no Tejo.

Para ampliar, "clicar" na fotografia
Pertence à Marinha Francesa.

29 maio 2006

Arraiolos

Vem do Séc. II a.c. a sua fundação. O 2º conde de Arraiolos foi (1387) D. Nuno Álvares Pereira que aqui passava longos períodos até recolher ao convento do Carmo em Lisboa.

Para ampliar, "clicar" na fotografia

Na praça central da capital dos tapetes pode ver-se o pelourinho, que data do séc XVII ou XVIII.

23 maio 2006

... a um Metro?

Já sabíamos que a coisa não ia bem "na construção do metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo." (ver " ... a um metro do futuro?" de 15 de Março). Hoje há mais notícias que não surpreendem ninguém ... deve ser assunto para resolver rapidamente como é timbre da nossa Justiça!

22 maio 2006

Sydney Opera House

Para ampliar, "clicar" na fotografia

Terminada em 1973 após uma construção atribulada é talvez um dos mais emblemáticos edifícios do séc XX . Aqui é vista da esplendorosa baía de Sydney. Podem ficar a saber a história desta maravilha na Wikipedia.

20 maio 2006

O Padrão do Salado

Está em Guimarães, no largo da Oliveira.

Para ampliar, "clicar" na fotografia

Foi D. Afonso IV que mandou erigir este alpendre gótico para assinalar a vitória na Batalha do Salado (1340). A batalha foi travada perto de Cádis, no sul de Espanha, tendo os exércitos cristãos do rei português e de Afonso XI de Castela batido os mouros de Granada e Marrocos. O cruzeiro, de 1342, que se vê no interior do Padrão do Salado foi doação de um vimaranese (Pero Esteves) que na altura vivia em Lisboa.

A igreja que se vê à esquerda (de Nossa Senhora da Oliveira) foi reconstruída nos finais do séc. XIV, e é o resultado de uma promessa de D. João I à Virgem da Oliveira após a vitória de Aljubarrota.

13 maio 2006

Alentejo

Gostei muito desta paisagem alentejana, profunda e aberta, em Alcaria Ruiva (entre Mértola e Castro Verde).

Para ampliar, "clicar" na fotografia

O tom arroxeado, que em alguns locais é verdadeiramente espectacular e que eu, infelizmente, não consegui captar em toda a sua plenitude, é de umas flores que os locais me disseram ser muito boas para o gado e para o mel e que dão pelo nome de suagens.

10 maio 2006

Guimarães

Uma pacata e bem conservada rua do centro histórico de Guimarães ("Aqui nasceu Portugal").

Para ampliar, "clicar" na fotografia

05 maio 2006

São Francisco Xavier (1506 - 1552)

Para ampliar, "clicar" na fotografia

Nasceu em Castelo de Javier, Navarra, Espanha, o jesuíta conhecido como o "Apóstolo das Índias". Este "navarro de nascimento e português de coração" é o especial padroeiro de Setúbal desde 1703, cidade que em 2001 o homenageou com esta estátua de Soares Branco, situada junto ao Sado, o rio azul.
Aconselho vivamente a leitura de um magnífico artigo sobre São Francisco Xavier na Revista da Armada.

03 maio 2006

Santa Bárbara

É digno de se ver o Jardim de Santa Bárbara, em Braga, junto ao Paço dos Arcebispos. De influência renascentista (séc XVI). Merecia uma simples placa indicando, pelo menos, o seu nome.

Para ampliar, "clicar" nas fotografias