30 agosto 2008

O cinema Quarteto

Passei há dias por aqui ... e foi assim que, depois de muitos anos, voltei a encontrar estas salas. O Quarteto está à venda!

Fechou as portas já este ano e julgo que a machadada final nesta inesquecível instituição foi a morte do seu fundador, Pedro Bandeira Freire, em Abril último. As saudades de ir ao Quarteto e ver Cinema (com C grande) são enormes. Todos os cinéfilos lisboetas o conheceram ... mas os mais novos (ou os que já esqueceram) podem ir aqui para aceder a uma bem elaborada memória sobre esta matéria.

27 agosto 2008

Lagos

No meio de uma mais que rápida visita a Lagos deu para descobrir uma rua que não conhecia e onde, antigamente, ficava a Igreja de Stª Maria da Graça ... a rua ainda se chama Rua do Adro.

(Para ampliar,"clicar" na imagem)

Muito perto uma outra ruínha que ainda vai resistindo. Tive que fazer alguma ginástica para não apanhar nenhum automóvel.


18 agosto 2008

Prata para Vanessa

- Finalmente uma medalha para Portugal nos Jogos de Pequim ... muitos parabéns para Vanessa Fernandes.
-

09 agosto 2008

Casa Verdades de Faria

-
Tive, aqui há uns dias, a oportunidade de visitar a Casa Verdades de Faria, no Monte Estoril, a qual alberga o Museu da Música Portuguesa criado em 1987 pela Câmara Municipal de Cascais. A Casa, antiga Torre de S.Patrício, foi encomendada por Jorge O'Neill e é uma obra de Raul Lino (1918), apresentando algumas características arquitectónicas pouco claras, talvez a merecer apreciação mais cuidada. A designação da Casa é uma homenagem à mulher de Enrique Mantero Belard, o segundo proprietário, que doou o edifício a Cascais.


Um instrumento musical da colecção de Michel Giacometti, a qual se encontra em exposição no museu.
-