07 junho 2007

Cáceres

Está a pouco mais de uma centena de quilómetros de Portalegre, na Extremadura espanhola. Já era uma cidade relativamente importante durante a ocupação árabe, chamando-se então Hizn Qazris. Foi (temporariamente) conquistada pelo célebre Geraldo Geraldes, o Sem Pavor, em 1166 (sim, o mesmo que tomou Évora em 1165). Afonso IX de Leão conquistou-a, definitivamente, em 23 de Abril de 1229, dia de S. Jorge, que foi adoptado como seu patrono. Hoje, com um centro histórico monumental, é considerada Património da Humanidade.


Aqui pode ver-se a Praça de S.Jorge com a Igreja de S. Francisco Xavier e o Convento da Companhia de Jesus (ambos do séc XVIII). No topo do primeiro lance de escadas está uma figura de S.Jorge (ver, em detalhe, na imagem seguinte).


Finalmente uma vista do Palácio de los Toledo Moctezuma (séc XVI) onde viveu Isabel, a filha de Moctezuma II (ou Montezuma II), o imperador azteca que estava em funções durante a conquista espanhola do México, casada (5º casamento, após ter ficado viúva por 4 vezes) com Juan Cano de Saavedra, um nobre espanhol.

(Para ampliar, "clicar" nas fotografias)

Sem comentários: