Do Alto do Moinho (ou de outro sítio qualquer), correndo com o tempo, ao sabor das circunstâncias e de acordo com o estado de espírito, dizendo e mostrando coisas ... por tudo e por nada!
30 abril 2006
25 abril 2006
24 abril 2006
O Templo Romano de Évora

Para ampliar, "clicar" nas fotografias
Sofreu uma profunda restauração no Séc XIX (Cinatti) que abrangeu também o espaço envolvente. É considerado um dos mais bem conservados da Península Ibérica.
21 abril 2006
Mértola (II)

20 abril 2006
Mértola
À entrada desta magnífica Vila Museu, a Myrtilis romana e Mãrtula árabe (até 1238), temos o "Monumento a Mértola" de João Cutileiro. Nos períodos romano e islâmico foi um importante porto fluvial e um centro comercial de primeira grandeza onde circulavam todos os produtos mediterrânicos.
Para ampliar, "clicar" na fotografia
Vista panorâmica do outro lado do Guadiana. À direita, logo por baixo do castelo, pode ver-se a antiga mesquita, hoje a igreja de Nossa Senhora da Assunção. Em Dezembro de 1876 o rio enlouqueceu "... e depois de copiosíssimas e incessantes aguas pluviaes, especialmente desde o dia onze de Novembro, teve logar uma execranda e nunca cogitavel enchente ... que nos dias seis e sete de Dezembro foi assustadora, tomando na noite d´este ultimo dia, a horas adiantadas, proporções immensas, e aspecto diluvial, e zombando da eminencia dos muros de Mértola, ousadamente os sobrepujou." Nos edíficios, junto às muralhas, a água subiu a 2,70 metros de altura.
Para ampliar, "clicar" na fotografia
Um belo pormenor da Vila Museu, a Torre do Relógio (a água passou o muro, em 1876).