12 julho 2007

Postal de Lisboa - O Rossio

O Rossio de Lisboa é o grande centro da cidade há mais de 500 anos. A imagem acima, de uma gravura do séc XVI, já mostra a importância da praça (ao centro), podendo reconhecer-se o Convento do Carmo (no topo da colina, à esquerda). No lado oriental vê-se o enorme edifício onde estava instalado o Hospital de Todos os Santos (1504) e a norte, no canto esquerdo, era o Palácio dos Estaús (1450) que foi sede da Inquisição e sobreviveu ao terramoto de 1755 para ser pasto das chamas em 1836. O lugar do palácio é actualmente ocupado pelo Teatro Nacional D. Maria II, inaugurado em 1846.

(Para ampliar, "clicar" na fotografia)

Hoje, o Rossio dá pelo nome de Praça D. Pedro IV. Este senhor, de seu nome completo Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, viveu de 1798 a 1834. Foi rei de Portugal e primeiro Imperador do Brasil.

1 comentário:

403 d'62 disse...

Mas, segundo as mas linguas, a estatua que se encontra no meio da dita praça não o representa a ele mas sim ao Imperador Maximiliano do México de seu nome Ferdinand Maximilian Joseph von Habsburg.