22 julho 2007

Pedro IV ou Maximiliano?

Esta dúvida surge na sequência do comentário (do 403 d'62) ao meu "post" de 12 de Julho sobre o Rossio. Afinal, a estátua no topo do monumento (inaugurado em 1870) que ocupa o centro da praça representa o nosso D.Pedro IV ou Maximiliano do México?

Se é natural que a figura de D. Pedro IV, rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil, seja relativamente bem conhecida, o mesmo não se passa com Maximiliano de Hasburgo, irmão do célebre imperador austríaco Francisco José (o da Sissi), que se tornou imperador do México em 1863 por influência de Napoleão III de França. A coisa não correu muito bem pois quatro anos depois foi fuzilado.


Maximiliano I do México

A "estória" que se conta é que quando a notícia da morte de Maximiliano chegou à Europa, estava em Lisboa o navio que levava a estátua do senhor para o México e, vai daí, resolveram os mais expeditos aproveitar a dita, baratinha, e colocá-la no Rossio, chamando-lhe D. Pedro IV. Tentei encontrar qualquer coisa que confirmasse a "lenda" ... mas não consegui. As referências mais sérias ainda são de José Cardoso Pires no seu livro Lisboa-Livro de Bordo e as do blogue "baixapombalina" onde se diz, inclusivamente, que a Revista História também tratou deste assunto. Eça de Queiroz, no seu contundente estilo, escreve que o rei "está no alto de uma coluna, esguia, polida e branca como uma vela de estearina" e nunca aponta o que quer que seja a respeito da troca, o que julgo seria inevitável caso ela tivesse existido. Julgo portanto que o D. Pedro é mesmo o D. Pedro, pelo menos até alguém me indicar uma qualquer "prova" do contrário. É pena, porque a "estória" era curiosa ... mas, até ver, não é mais do que isso, uma "estória".

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Hoje, e não sei porquê, lembrei-me de uma dúvida antiga, D. Pedro IV ou Maximiliano?
Já no Curso de Turismo nos anos 70, e penso que foi o professor Tomaz Ribas quem falou no assunto, e depois durante a minha actividade como Técnica de Turismo sempre me contaram o facto como verídico. Mais tarde tb o encontrei no 'Lisboa, Livro de Bordo' do Cardoso Pires. Foi a procura de elementos no Google que me trouxe aqui. Se encontrar quaisquer elementos que confirmem quem é que está na estátua do Rossio, por favor deixe-me um comentário.

Grata antecipadamente.

Zabela disse...

uma retificação: pedro iv nao foi o primeiro imperador do brasil.
Isabela

Luís Silva Nunes disse...

Essa agora! Será que considera Pedro I do Brasil diferente de Pedro IV de Portugal?

Isabel Magalhães disse...

Caro Luís Nunes;

Venho agradecer o e.mail com a informação de que de facto se trata de Dom Pedro IV, - o tal pormenor dos botões da farda do Rei com a coroa real portuguesa.

[]

I.

NB - A leitora 'Isabela' será brasileira? :)

JVC disse...

Dois frascos de vinte centímetros cada, contendo documentos e uma fotografia revelada em albumina, que estão a ser analisados pelo Instituto Português de Conservação e tudo indica ser mesmo um mito urbano.