21 junho 2009

O Chalet Barros no Estoril

-
Aqui há uns tempos recebi um "e-mail" que incluía uma imagem do Chalet Barros, um edifício acastelado que se situa na praia do Tamariz (Estoril). A imagem, de um postal antigo, data dos finais do séc. XIX.

(Para ampliar, "clicar" na imagem)

Como curiosidade note-se, no canto superior direito, o número de telefone do Armazém de Víveres do Sr. J. Ferreira do Amaral: 26.

Como utente assíduo do paredão de Cascais já tinha admirado esta relíquia mas nada sabia da sua história. O Chalet Barros foi mandado construir (1894) por João Martins de Barros, um endinheirado lisboeta, sobre as ruínas de um forte (Sto António da Cruz ?) ali existente. O arquitecto foi César Ianze que parece ter feito mal as contas sobre o seu custo, tendo arranjado uma série de problemas financeiros. Hoje a situação é a que a seguir se mostra.


Embora a envolvente tenha sofrido substanciais alterações, o mesmo não se pode dizer relativamente a este espectacular edifício ... e ainda bem. Esperemos que assim continue por muitos e bons anos!

3 comentários:

Manel disse...

Oh Nunes. Será este a nova embaixada(ou residencia do Embaixador) de Malta?

Luís Silva Nunes disse...

É a residência do embaixador da Ordem de Malta (não confundir com a República de Malta)

Carlos Ribeiro Lopes disse...

Caro Luis encontrei um PDF onde há publicidade de um grupo hoteleiro sobre o Forte da Cruz, onde diz: espero pela sua visita. Pelo que me apercebi, a função do Forte da cruz é para eventos- Por sinal já reparei nestes movimentos, pensando que se tratava de elementos da Ordem