25 março 2006

A Torre de Pisa

Para ampliar, "clicar" na fotografia

É difícil esquecer a surpresa que nos toma ao ver pela primeira vez a mais famosa torre sineira do mundo (na Piazza del Miracoli, em Pisa). Embora preparados, é uma visão deveras marcante.
A Torre, uma verdadeira jóia com 56 metros de altura, demorou cerca de 177 anos (1173-1350) a ser terminada (arquitecto Bonanno Pisano), tendo começado a inclinar-se desde o início da sua construção.
Foi palco das lendárias experiências de Galileo Galilei (1564-1642), que nasceu perto de Pisa, tentando demonstrar que dois objectos com pesos diferentes caiem simultaneamente, ao contrário do que postulava Aristóteles (384-322 AC): objectos mais pesados, caiem mais rapidamente. Para o provar consta que deixou cair do topo da Torre duas balas de canhão, uma de ferro e outra de madeira, verificando que as duas chegavam ao solo praticamente ao mesmo tempo.
Por esta (talvez nem tanto) e por outras (principalmente) a Igreja Católica (Inquisição) condenou Galileo, em 1633, por heresia. O Papa João Paulo II, em 1993, considerou a condenação injusta e ilibou-o, isto após uma comissão especial do Vaticano ter terminado uma aprofundada (!) investigação sobre a matéria.

Sem comentários: