21 maio 2018

António Duarte Arnaut (1936-2018)


Com 82 anos faleceu hoje em Coimbra esta grande figura da nossa democracia e república que é considerado como um dos principais arquitectos do Serviço Nacional de Saúde. Embora não perfeito, o SNS é um avanço tremendo nesta área ... posso testemunhar pessoalmente das virtudes do sistema e não consigo deixar de aqui homenagear esta grande figura de poeta, escritor e um dos poucos políticos com prestígio nacional.
Dizia ele que “a maior parte dos políticos não são utentes do SNS. Porque se fossem, como eu sempre fui, eles tinham outra preocupação com o SNS. As verbas existirão se houver vontade política, é preciso é vontade política. É só ver quanto nós gastámos nos bancos: quando o dinheiro é preciso para qualquer coisa ele aparece” ... concordo em absoluto!

1 comentário:

A.R.Costa disse...

Este texto é uma oportuna e muito justa homenagem a uma das mais importantes figuras da nossa Democracia e da nossa Cidadania.
Subscrevo esta mensagem porque António Arnaut é um dos raros exemplos de político que soube comportar-se com verdadeira "ética republicana" em defesa do serviço público e do bem comum.
R. I. P.