16 março 2023

Fosbury flop

Faleceu, com 76 anos, em 12 de Março passado este fantástico atleta que inventou um novo estilo para saltar em altura. Dick Fosbury teve o seu apogeu em 1968 nos JO do México onde saltou para o ouro com 2,24 m. Lembro-me bem da surpresa com que o público assistiu aos primeiros saltos. O seu nome ficou para sempre ligado a esta nova técnica. Que descanse em paz!

 

3 comentários:

José Cruz disse...

Muito interessante visão da evolução dos estilos no salto em altura através das últimas décadas.
Ainda tenho presente o estilo que o excelente professor de atletismo Fernando Ferreira nos ensinava nos Pupilos, na segunda metade dos anos 50 e com o qual era uma grande avaria saltarmos 1,50m.
Quando este revolucionário estilo apareceu, ainda houve um tempo em que se confrontou com o reinante rolamento ventral, em termos de eficácia, mas o Fosbury acabou por ganhar sem qualquer dúvida.

A.R.Costa disse...

Nessa altura eu tinha menos 20 quilos de peso e menos 55 anos de idade. Muitas vezes tentei imitar o estilo e a arte do Dick Fosbury, mas nunca fui capaz!

José Cruz disse...

Eu nem sequer tentei. Primeiro porque me faltava a habilidade; depois, porque a caixa de aterragem era de areia, com um nível abaixo do chão em volta e não raro o saltador, se caia mal, aleijar-se, por vezes seriamente.