26 fevereiro 2006

Fernão de Magalhães (1480?- 1521)

\ Autor desconhecido, séc XVI


Para ampliar, "clicar" na fotografia

O monumento da homenagem de Lisboa ao grande navegador pode ver-se na Praça do Chile.

Magalhães teve uma vida atribulada. Depois de tentar a fortuna no Oriente durante nove anos, regressa a Lisboa em 1513. Consigo vem um escravo malaio a quem baptiza de Henrique. Foi em Setembro de 1519 que, após várias peripécias (em Portugal chega-se a propor o seu assassínio), inicia a sua extraordinária viagem ao serviço de Carlos I, rei de Espanha. Antes de partir dá carta de alforria a Henrique, que o acompanha. Depois de descobrir e passar o "seu" Estreito entra no Oceano Pacífico e chega (1521) à ilha de Saluan que se encontra na zona de origem de Henrique (que assim se torna no primeiro homem a dar a volta ao Mundo).


Para ampliar, "clicar" na fotografia

Pouco tempo depois, numa outra ilha (Mactan) do arquipélago que ficará conhecido como das Filipinas (em honra de Filipe II), encontra a morte numa escaramuça com os nativos locais.

Foi Sebastian d'Elcano que terminou a primeira viagem de circum-navegação em Sanlúcar de Barrameda, perto de Sevilha (Setembro de 1522). No único navio chegado, o "Victoria", foram encontrados "18 homens e três indígenas". Tinham iniciado a viagem cinco navios com uma tripulação de 234 pessoas.

Sem comentários: