06 fevereiro 2006

Gago Coutinho e Sacadura Cabral


Foi graças ao heroísmo, grande querer e persistência destes dois aviadores e oficiais de Marinha que a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul se efectuou (1922).

Para ampliar, "clicar" na fotografia

O monumento evocativo pode ser visto em Belém e representa o "Santa Cruz", o hidrovião que terminou a épica viagem iniciada em 30 de Março de 1922 com o "Lusitânia". Este afundou-se em 18 de Abril junto aos Penedos de S. Pedro e S. Paulo. A travessia prosseguiu com o "Portugal" que também se perdeu na mesma área, em 11 de Maio, sendo substituído pelo "Santa Cruz" que finalmente chegou ao Recife em 5 de Junho e ao Rio de Janeiro em 17 de Junho de 1922.

Todos os hidroviões eram monomotores Fairey F III-D com motor Rolls-Royce. A extraordinária precisão da navegação astronómica de Gago Coutinho, em zonas sem ajudas ou apoios, apenas foi possível graças à original introdução de um horizonte artificial num vulgar sextante o que permitiu, a partir de então, uma navegação aérea mais eficaz e segura.

1 comentário:

rddietrich disse...

It took a lot of courage to fly into the great unknown!!!