01 março 2007

Debate mensal

Ontem assisti a algumas partes do debate na Assembleia da República. Devo dizer que acho estas trocas de galhardetes relativamente interessantes e um bom instrumento para medir a categoria dos nossos representantes políticos. Vi o líder do PSD atacar violentamente o "nosso" primeiro em relação ao desemprego dizendo que Sócrates, durante a última campanha eleitoral, dizia cobras e lagartos de números que hoje são bem piores. E que agora está calado nesta matéria. Por outro lado o Secretário Geral do PS retorquia declarando que Marques Mendes, quando era Governo, tinha uma posição sobre a reforma do sistema de saúde e que agora, na oposição (?), tem outra (provavelmente similar à do PS de então). Quer dizer, estes senhores alternam as suas convicções, que são semelhantes, conforme são Governo ou Oposição. E não têm vergonha de passar metade do debate a frisar este facto acusando-se mutuamente de "dizer" e "desdizer", de fazer piruetas e cambalhotas políticas ao sabor da direcção do vento.
Lembra-me aquela "estória" do fulano que tentava explicar a um amigo a diferença entre fascismo e socialismo. O fascismo, dizia ele, é a exploração do homem pelo homem. E o socialismo? O socialismo é exactamente o contrário.

1 comentário:

Espiga disse...

E andamos nisto há dois anos. Os debates mensais (e muitos outros) são puros exercícios oratórios, para ver quem diz as frases e expressões mais bombásticas. Cá para mim, só para depois aparecerem na comunicação social... É a vitória da politiquice de vão de escada sobre a verdadeira política. Mas a malta tem memória curta e daqui a dois anos vai ser vira o disco e toca o mesmo.