27 novembro 2008

Sesimbra


A origem do nome é celta. É a cidade (briga) da tribo Cempso, tribo que ocupava a região desde a idade do ferro ( Séc VIII-Séc II a.c.). Temos então Cempsibriga, que se tornará Sesimbra.
Foi ocupada pelos Árabes até ser conquistada por Afonso Henriques em 1165. Perdeu-se em 1191 mas voltou a ser povoada por colonos francos em 1195 e recebeu foral de Sancho I em 1201.
No século passado foi um importante centro piscatório e hoje tem no turismo a sua principal actividade. Deve ser por isso que oferece dias esplendorosos de Sol (e restaurantes de bom peixe) em fins de Novembro proporcionando magníficos fins-de-semana a dois passos de Lisboa. Já não ia lá há uma dezena de anos e encontrei uma vila bem mais arranjada e com muitos melhoramentos embora alguns pouco conseguidos ...


A Fortaleza de Santiago data de meados do Séc XVII e era uma importante defesa da baía de Sesimbra, em plena praia e praticamente no centro da povoação. Chegou a servir de residência de Verão aos infantes reais.

-

1 comentário:

Manel disse...

Lembra-me os Draga minas . Íamos para Troia fazer a desmagnetização e , depois andavamos por aí. Fundeei em Sesimbra vezes sem conta.
Lembro-me de uma sopa de mar que ainda hoje , com reflexos pavlovianos , me perco.
E também lembro mais coisas....
Também recordo o , então cap.m.g Emanuel Ricou , embarcado no "meu" navio , a dar ordens para o marinheiro do leme. Foi muito mau....a coisa esteve muito preta.