29 novembro 2005

Cinema


Já não vou tanto ao cinema como antigamente ... e tenho tido bastantes desilusões com alguns filmes recentes, a ponto de abandonar a sala a meio da projecção (impensável, aqui há alguns anos).
Ontem fui ver o "O Fiel Jardineiro", uma realização de Fernando Meirelles (brasileiro), baseado num romance de John Le Carré (não li o livro, estou a falar apenas do que vi).
Não ia especialmente motivado, mas fiquei agradavelmente surpreendido. Uma história escorreita e bem contada, interpretações sóbrias e bem conseguidas, imagens belas de cores fortes e um vislumbre de África, cruel e violenta, ingénua e pobre, venal e desgraçada, sempre explorada pelos modernos negreiros de várias latitudes. E no meio deste turbilhão uma inesperada e comovente história de amor. Um bom filme!
Sabendo-se que a realidade ultrapassa sempre a ficção, não se pode ficar muito tranquilo depois de ver este filme ... veio-me à lembrança uma frase de Joseph L. Mankiewicz, um realizador americano da velha guarda: "A única diferença entre um filme e a vida real, é que o filme tem que fazer sentido!"
Vale a pena ir ver este filme ("O Fiel Jardineiro")!

1 comentário:

Cristina Costa disse...

Obrigada pela dica. Ando mesmo com vontade de ir ao cinema, mas não sabia o que poderia ir ver. Agora já sei! ;) A maioria dos filmes mais comerciais também me têm decepcionado e os mais alternativos só estão disponíveis numa sala ou duas, para depois saírem logo de cartaz. Foi o que aconteceu com “Alice” o filme português...